Quero ser um Poeta Literato
Ser poeta ou escritor depende muito dos livros que você ler. No meu caso, gosto de indicar duas obras preciosas de Machado de Assis, “O alienista” e “ Dom Casmurro”. Mas tudo começou mesmo foi com o grande Manoel Bandeira, quando ganhei do meu pai um exemplar usado. A crônica referenciando Charles Chaplin mudou a minha vida. Também sou fã incondicional das poesias e escritos de Vladimir Maiakóvski, o maior poeta russo moderno. Só para motivar você, caro leitor: lendo o livro “Maiakóvski : Poemas”, encontrei uma poesia que me chamou a atenção: “Brilhar para sempre, brilhar como um farol, brilhar com brilho eterno, gente é para brilhar, que tudo mais vá para o inferno, este é meu slogan e do sol”. Veja também “A porta do sol” (1923), criação de Robert Delaunay e Vladimir Maiakóvski, associando a vozes de poetas- cantores como Caetano Veloso e Roberto Carlos. Uma poesia pode certamente ser uma bela canção, assim como apenas uma frase pode chamar atenção de compositores cantores.
________________________________________
Vão aí umas dicas para ser um poeta literato:
1º passo – Leitura, muita leitura. De preferência literatura – e todas: infantil, juvenil e adulta. A leitura vai estabelecer sintonia com o estilo de vida dos escritores e influenciar pessoas…
2º passo – Soltar a imaginação. Alguns poetas não gostam de rimas; no meu caso, adoro rimas em razão do que eu já disse: poesias podem ser musicadas, transformadas em uma bela composição musical.
3º passo – Frequentar saraus de música, poesia e exercícios de leitura. É uma excelente oportunidade de mostrar aos escritores, poetas e músicos mais experientes sua intenção de aprender aperfeiçoar. Nesse momento, o segredo é a humildade e o silêncio…
4º passo – As iniciações literárias são uma verdadeira oportunidade de entrar em contato com dedicados poetas e escritores, que se juntam para dar o melhor de si na criação de envolventes coletâneas de poesias, crônicas e contos. É uma excelente forma de desabrochar desejos, mostrar o segredo das palavras. Portanto, não perca as oportunidades de participar de eventos culturais…
5º passo – Nas minhas palestras, sou questionado com a pergunta: “O que é preciso para ser um escritor?” A resposta é simples: ser um bom contador de histórias, estar de bem com a com a língua portuguesa, amar pai e mãe, ser apaixonado pelos irmãos, adorar as professoras e ter um olhar atento às coisas belas da natureza e, principalmente, ter amor em tudo o que faz, no trabalho e na vida.
A Vida
Livros aos montes ensinam a falar e escrever
Palavras na boca, versos feitos para viver
Não preciso ser um questionário, só os quesitos
Passeios voos para o infinito…
A vida mudou: sementes transgênicas, site, internet
Vivo intensamente a vida, coisas boas que ela me remete
A música, a poesia, a canção da cor da minha vida colorida
Compreender a arte dos lírios, delírios faz parte bendita…

Deixe uma resposta