Livro: Fazenda do Estado (2007)

A Fazenda do Estado foi uma experiência bem sucedida de reforma agraria, no interior paulista, destruída pelo regime militar implantado em 1964. Para evitar que surgissem reinvindicações tendo aquele modelo como paradigma, uma época de tensa polarização política, os donos do poder resolveram abrir uma estrada no meio da área e esmagar o sonho de muitas famílias.

Todos ficaram marcados para sempre por aquela verdadeira selvageria, mas um adolescente fez disso uma bandeira de luta. Enxergando o mundo como uma imensa Fazenda do Estado, em que florestas são devastadas, mananciais contaminados e o ar se torna um reservatório de hidrocarbonetos, ele se propõe agir, num movimento incansável contra a destruição.

Consciente de que a preservação ambiental é um edifício a ser construído etapa por etapa, resolve começar dos alicerces, na tentativa de formar jovens defensores: as crianças. Ao deixar seu carro em casa, premido pela proibição de circular; ao se angustiar diante da incerteza do amanhã, por não conseguir ver o sol que se esconde por detrás da fumaça; ao se impacientar com um paraíso cada dia mais distante, o leitor se identificará com o personagem deste livro contemporâneo. E se tornara cúmplice de sua encantadora trajetória.

(A Fazenda do Estado está localizada no KM 222 da BR 153 região de Marília SP) Obs. As propriedades é de baixa produção, hoje estão em poder de famílias para lazer e diversão, longe dos objetivos dos idealizadores.