Capítulo I
Benjamim, o Empresário – O protagonista esclarece que abrir um novo negócio é como ler bons livros, já que os considera receitas prontas para o sucesso. Com o intuito de atrair novos consumidores para sua livraria, resolveu montar uma adega de bebidas variadas, sendo o vinho o carro chefe. As fotos de vinícolas na capa dura dos livros levam os clientes a dialogar com Benjamim sobre as publicações e o encanto do lugar na rua mais cobiçada da cidade.
Capítulo II
Desafio de um novo negócio – Todas as diferentes atividades, as quais envolvem vinhos, livros e instrumentos musicais, harmonizam na livraria, o que chama a atenção dos artistas, cantores, poetas, escritores e consumidores culturais. Depois de algum tempo aberta, a livraria passou a sediar o projeto Clube dos Poetas, evento semanal de declamação de poemas com acompanhamento musical, realizado pelos músicos frequentadores da loja.
Capítulo III
Reflexão sobre o comércio – Duas coletâneas foram editadas com obras e textos dos membros do Clube dos Poetas. Certo dia, aparece na livraria Laerte Marques, cantor e produtor musical. Benjamim também é compositor e poeta, logo, a presença do produtor chamou sua atenção. Após conversarem, decidiram gravar uma canção, escrita e interpretada por Benjamim. Laerte percebeu ser possível que o dono da livraria se tornasse um cantor.
Capítulo IV
Descrição de Benjamim – Um personagem amante da literatura, da arte teatral e defensor do meio ambiente, com vários projetos de preservação da água. Gosta de andar com roupas bem limpas e alvejadas, além de ser alinhado ao social e às convenções culturais.
Capítulo V
Oportunidade – Benjamim tem um aglomerado de seguidores, principalmente jovens, em razão da sua trajetória de liderança. Aos 14 anos, seu pai perdeu o emprego, vendeu a casa e, com os acertos dos direitos trabalhistas, comprou um sítio. Benjamim entrou em desespero com a possibilidade de encarar trabalho forçado de sol a sol. Sua salvação foram os livros! Em uma obra de Olavo Bilac, percebeu o poder das palavras. A vivência rural o proporcionou diversas experiências. Benjamim enxergou a possibilidade de ganhar dinheiro.
Capítulo VI
O artista – Benjamim escreveu diversos poemas, apresentados ao longo do capítulo. Ainda na tenra idade, Benjamim compôs a poesia “O Artista”. Confira um trechinho:
Eu era pequeno e o meu pai já me dizia
Quando a esmola for demais, filho, desconfia
Quer ser um campeão? Corra para chegar à frente
Se não conseguir, filho, tente novamente
Capítulo VII
A Festa de Peão de Barretos 2019 – Benjamim conhece Paulo Gomes, produtor de eventos artísticos sertanejos, e mostra a música “Vida de Peão”, que foi parar no CD Barretos 2019. Foram distribuídos dez mil volumes na Festa do Peão e a canção também está nas plataformas digitais.
Capítulo VIII
Expedição Varpa – A literatura aplicada de forma teatral, musical e poética, abre portas para os jovens futuros profissionais e empresários. As poesias de Vladimir Maiakovski levaram o protagonista a conhecer a Expedição Varpa. Lá, estavam expostas todas as referências do povo oriundo da Letônia. Benjamim sai de lá com a receita pronta para dar início à sua fantástica vida de artista-empresário.