Fiquei muito honrado em poder participar desta obra literária que envolve o Rotary International. Na qualidade de jornalista e comunicador social, sempre defendi a solução dos problemas baseado na informação, afinal, ninguém erra por querer e sim por não saber.
Neste caso o livro é uma obra literária que estimula rotarianos, ou não, a colocarem ideias, pensamentos e propostas no papel, habilidade para poucos, pois, nem todos conseguem escrever o que pensam. Assim sendo, um livro como este, reunindo manifestações de rotarianos, ou não, deve ser ressaltado sempre, e, na quarta edição, mostra o quando é possível acreditar nas pessoas e ainda no registro de suas ideias e sentimentos.
Vejo no nome “Caçadores de Poetas”, bem sugestivo porque é preciso caça-los, mesmo estando em abundância em clubes e eventos rotários em todo o território nacional, e especificamente na região centro-oeste do interior paulista, onde estamos localizados com o Distrito 4510 do Rotary International. Fico feliz pela perseverança dos editores e ainda mais em observar a riqueza de obras existentes num País onde muitos pensam que não gostamos de escrever ou ler, hábitos que uma vez adquiridos, permanecem na vida das pessoas até o final dos tempos. É preciso estimular, incentivar e promover.
É isso que este livro provoca nos rotarianos, ou simpatizantes, no sentido de resgatar o sentimento genuíno, transportado em palavras e mensagens das mais diversas, sejam rotarianos de longa data ou com novatos. É preciso ter coragem para expor algo tão pessoal, o que um poema é capaz, e desafio é algo inerente ao perfil do rotariano, que normalmente é uma liderança no segmento em que atua.
Um simples texto é capaz de mudar ou transformar uma vida, e obras como esta, comprovam cada vez mais, de que as “palavras tem poder”, mas são nas atitudes que lideramos as pessoas. Neste caso são poderes de transformação, de pensamento e sentimentos que muitas vezes necessitam apenas de um empurrãozinho para se transformarem numa grande obra de vida.
Unindo a visão humanitária do Rotary, com o potencial das pessoas sensíveis e capazes de transformar sentimentos em palavras é que vamos transformar o Mundo, inclusive, sendo a conexão necessária para que as pessoas do bem possam agir em sua plenitude. Esse livro é uma destas ferramentas que tornam o Mundo melhor, através das pessoas, afinal o Rotary reúne líderes para a discussão de problemas humanitários na sociedade, apontando soluções através da The Rotary Foundation, a fundação criada pelos rotarianos do Mundo.
Márcio Cavalca Medeiros,
Jornalista, radialista e empresário.
Governador do Distrito 4510 do Rotary International,
Gestão 2011-12, associado ao Rotary Club de Marília-Pioneiro.